O vinho Vegano é livre na sua fabricação de qualquer produto animal, nomeadamente no processo de clarificação. Isto porque os viticultores e viticultores usam frequentemente produtos específicos para produzir uma "cola" (jargão de vinho) usada para eliminar os resíduos de levedura e partículas em suspensão no vinho.
Vinho Vegan: em que é diferente do vinho orgânico?
Um grande número de produtos é utilizado para criar a cola, tais como, clara de ovo, cola de peixe, ou mesmo caseína, uma partícula que é encontrada no leite. No entanto, todos estes ingredientes são de origem animal. No entanto, podem ser evitados utilizando uma cola vegetal desenvolvida a partir de proteínas de origem vegetal, tais como ervilhas, trigo ou mesmo batata. E é isto que está envolvido no processo do vinho vegetariano. Obviamente, a outra solução para produzir vinho vegano envolve evitar o uso de cola, tudo junto.
Embora ambos sejam produtos amigos do ambiente, o vinho vegano e o vinho biológico são substancialmente diferentes um do outro. A especificação para a produção de vinhos biológicos proíbe a utilização de produtos como a gelatina ou a albumina à base de sangue animal, mas permite a utilização de clara de ovo e caseína. Um vinho "biológico" rotulado não é, portanto, necessariamente vegano e vice-versa.